sábado, 10 de maio de 2014

Porque sou um reformado?

Inicio este blog com esta pergunta, e é uma pergunta que todo evangélico deveria fazer, pois vemos hoje em dia tantas denominações abarrotadas de gente que não sabem o que seguem, porque seguem. Apenas acham a oratória do Pastor bonita, ou simplesmente se emocionam com o culto de domingo. Longe de eu querer ser, ou até parecer, intelectual demais ou sabichão. Apenas quero colocar disponíveis meus pensamentos, e opiniões, a fim de ajudar irmãos em cristo com as mesmas dúvidas.

1ª Me sinto seguro

Não adianta seguir algo em que não tenhamos plena segurança do que estamos fazendo, pelo menos comigo é assim, pois sempre ficaremos com dúvidas. Um bom exemplo é o casamento, nunca iremos nos casar com alguém que não nos dê confiança, caso contrário passaremos a vida conjugal com dúvidas.
Na doutrina reformada eu me sinto seguro, me sinto acolhido e mais perto de Deus, pois consigo compreender um pouquinho mais do que ele é, ainda que eu jamais compreenda todas as coisas.

2ª Sola Scriptura
Somente a palavra de Deus e nada mais. Como é bom saber que a doutrina reformada se pauta pela maravilhosa e inerrante palavra de Deus apenas. Sola scripitura é um dos cinco solas da reforma e você pode conferir um pouco mais sobre eles aqui.
É pela palavra inigualável de Deus que todas as coisas acontecem e é por essa palavra que eu sempre me pauto e sempre vou me pautar em qualquer situação. Tudo é medido a luz da palavra, tudo é julgado por ela e sem ela nada se faz.

3ª Simples
Sou reformado porque acredito em uma fé simples, mas com total entrega e amor a Deus. Uma fé sem misticismo e sem colocar o homem no centro das coisas, mas sempre colocando Deus acima de tudo. Uma fé que na simplicidade consegue uma intimidade completa e profunda com Deus. É sem segredos, sem esforços esquisitos, sem óleos, sem complicações e sem forçar a barra. É leve e prazeroso.

4ª Coerente
Sou reformado porque devemos seguir a cristo de forma única e sem aberrações. Devemos ser coerentes com o que proclamamos ser, devemos ser loucos por cristo, mas sem cometer loucuras. Ser reformado é ser seguidor do Cristo revelado nas Sagradas Escrituras hebraico-cristã e que essas mesmas Escrituras são a Palavra de Deus, do Gênesis ao Apocalipse. Sendo reformado, quando interpreto as Escrituras, o faço pelo estudo sistemático e sério da mesma, buscando entender a intenção do autor sagrado ao transmitir o texto, que foi Revelado pelo próprio Deus, texto esse de instrução, de direção, de ensino prático para que o homem possa ser aperfeiçoado em Deus.

Finalizo com um texto de João Calvino:

"Pois o que melhor se coaduna com a fé, e mais convenientemente do que reconhecer-nos despidos de toda virtude, para que sejamos vestidos por Deus; vazios de todo o bem, para que sejamos por ele plenificados; escravos do pecado, para que sejamos por ele libertados; cegos, para que sejamos dele iluminados; coxos, para que sejamos dele restaurados; fracos, para que sejamos por ele sustentados; despojar-nos de todo motivo de glória própria, para que ele glorioso avulte e nele nos gloriemos?... Como, porém, nada devemos presumir de nós próprios, assim tudo de Deus se deve presumir. Nem por outra razão nos despojamos de vã glória, senão para que aprendamos a gloriar-nos no Senhor".
(CALVINO, João. Carta ao Rei Francisco I de França em "As Institutas...", Vol I.)

No amor de cristo,

2 comentários:

  1. Muito bem! Você sabe expor bem seus pensamentos e tem uma ótima linguagem. Deus o abençoe!

    ResponderExcluir