domingo, 18 de maio de 2014

Dom de Profecia


Existe na internet um material vasto sobre este assunto, claro, que nem todos são aproveitáveis, mas, se você digitar no Google vai encontrar muita coisa.

Mas o que é um blog reformado se não falar sobre dons espirituais? O assunto é polêmico pois há vários pontos de vista diferentes, mas aqui, irei tentar explicar da maneira como eu entendo e começar falando sobre a diferença entre profecia no velho e novo testamento.

1ª Forma

No velho testamento, Deus falava de forma direta aos profetas. Tanto que, ao dizer o que tinha para falar, o profeta pronunciava: "Assim diz o Senhor..."
Já no novo testamento, Deus fala através de sua palavra, ou seja, a bíblia. Alguns podem dizer: "ah, mas na época dos apóstolos a bíblia não estava disponível e completa." Isso é verdade, e por isso podemos afirmar que os apóstolos foram os últimos profetas, onde as grandes e últimas revelações futuras foram dados por eles. Mas é bem verdade que Jesus que era a palavra encarnada, já havia vindo e estado entre eles, falando sobre tudo.

2ª Objetivo

Os objetivos são bem claros. No velho testamento, o objetivo era alertar o povo sobre seus maus caminhos e o consequente afastamento de Deus através da idolatria. Já no novo testamento o objetivo é o arrependimento, é a aproximação de Deus através de Jesus.

3ª O que se esperava

No velho testamento se esperava a revelação de acontecimentos futuros, seja em decorrência da desobediência do povo, ou mesmo por anunciar boas noticias, como por exemplo a vinda do Messias. É bom deixar claro que o acerto era de 100%, os profetas nunca erravam.
Já no novo testamento, se esperava uma edificação para o crescimento espiritual, uma palavra forte e as vezes até ríspida para fazer as pessoas refletirem sobre sua natureza má.

Perguntas frequentes:

1 - Ainda existem profetas?
Acredito que não, pois os profetas tinham uma vida irrepreensível, viviam para Deus e eram chamados por ele. Além de que, Deus falava com eles de forma direta.

2 - Ainda existe dom de profecia?
Talvez sim, se levarmos em conta a profecia como edificação do corpo (igreja) e usada também para exortação e consolo através da palavra de Deus (bíblia), sem atos e intervenções externas a essa (bíblia), sim, o dom de profecia ainda existe.

3 - E as revelações?
Bem, isso é assunto para outra postagem rsrs.

No amor de Cristo,

Um comentário: